E agora que fazemos parte?

1412815718325_f

Ultimamente na minha universidade anda ocorrendo as tais campanhas de chapa para o DCE – diretório central dos estudantes – e eu só observo. São estudantes assim como eu, universitários esculhambados e explorados por um sistema sucateado de ensino e que não corresponde muitas vezes as reais necessidades da vida, do mercado de trabalho, whatever.

Nisso tudo escuto inúmeros discursos de componentes e não componentes colocando em pauta suas aflições e precariedades. Alguns deles dão sentido e completude ao movimento estudantil, outros escorrem para lá não sei aonde e eu sinto um vácuo enorme de foco neles e nas reflexões que deixam saltitando na minha caixa craniana e dos outros viventes ali recostados.

Disso tudo fico cá me perguntando e quando se ganha uma eleição? E quando se ganha um posto almejado? E quando você entra no sistema? E quando você faz parte? Aham ! Aí que a pandeiro quebra, o cachorro rengueia, as promessas se tornam na real utópicas antes sendo sonhos “reais”. Sede de poder colaborativo e de humanização de gestão me soam como poder de quem não sai do lugar e de colocar qualquer um a frente.

A capacidade de enumerar uma, duas ou três, quero dizer poucas soluções que sejam viáveis e que realmente sairiam do folhetinho é vista como algo impensável já que somos muitos e podemos tudo, doce e velho engano. Daí ninguém se acha na própria identidade quanto representante das lutas que nos incumbem. E ainda se quer que nos vejam objetivos e determinados, aonde?

Essa minha crítica é autocrítica também. Eu também sou um universitário esculhambado e explorado.

Deixe um comentário

