A sociedade e a maioridade penal

Imagem

Avistamos cada vez mais a preocupação com o futuro, nos planos das pessoas ao nosso redor, é algo normal sim, talvez seja uma tendência exacerbarmos isso. As pressões que se sobrepõem sobre os adolescentes, os deixam às vezes inseguros, levando eles a tomarem medidas um tanto que drásticas, e quem toma  as mais drásticas são aqueles menos favorecidos monetariamente, alguns acabam por buscar ganho mais fácil e mais rápido através do furto, do assalto, do tráfico, e de outras inúmeras formas ilícitas de faturar.

Debatemos então reduzir a maioridade penal dos 18 anos para os 16, com isso buscamos intimidar os jovens, que estão vivendo a euforia e plenitude da corrupção politica deturpando a constituição e as leis que vigoram. Eu defendo que não se trata de idade, e sim de que faltam exemplos, e bons exemplos a serem seguidos por nós cidadãos que cada vez ficamos mais alienados, com a imprensa televisiva principalmente nos impondo goela abaixo teledramaturgias vazias e futebol impulsionado pelas empresas automotivas e cervejarias, como se o campa fosse o paraíso.

A maturidade estará sendo forçada a muitos se a redução for aplicada, mas a quem ela melhor fará bem será aos próprios atingidos, eles não serão corrompidos com maior facilidade e nem usados pelos malfeitores de mais idade, e se usados serão cumplices, óbvio. Um dos contrapontos é se a criminalidade não diminuir, e os gastos do governo serem mais extrapolares do que já são para o cuidado da população carcerária, a medida será uma piada, mais uma jogada política para criar mais políticas sobre suas consequências que se pode dizer mensuráveis.

Vendo que quem tem idade de 16 anos pode contribuir para com a constituição da massa política do nosso estado “laico”, suponho que também poderá arcar com suas próprias atitudes e escolhas. No século XIX no Brasil a maioridade era alcançada após os 21 anos, ou seja, em duzentos anos o ser humano amadureceu o suficiente com uma contribuição das novas tecnologias que amadureceu seu raciocínio também, levando em conta isso aos que tem 16 anos devemos dar todos os direitos e deveres da maioridade como um sinal de contemporaneidade e neoestruturalismo de sociedade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s